Glutamina Benefícios e Para que Serve

Equipe América Vitaminas 27/01/2019 🕑 26 minutos de leitura

Glutamina Benefícios | Para que Serve e Como Tomar Glutamina

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir!

Conheça os principais benefícios da glutamina 

  • Anticatabólico
  • Fortalece a imunidade
  • Acelera a recuperação muscular
  • Estimula o crescimento
  • Aumenta a força 
  • Reduz a fadiga após o treino
  • Aumenta a performance muscular
  • Boa para o cérebro
  • Essencial para os músculos
  • Ajuda outros aminoácidos

Sobre a glutamina 

Super aminoácido especial fundamental para o crescimento e rápida recuperação muscular.
Sendo ideal para qualquer modalidade esportiva manter os níveis de glutinas em dia é crucial.
Para o sucesso de qualquer programa de treinamento onde seus níveis estão diretamente ligados.
A sua taxa de crescimento e velocidade de recuperação fazendo toda diferença para sua meta a objetivo.
O consumo da glutamina no Brasil ainda é muito discreto e não tão popular quanto creatina ou whey protein.
A razão disso é que boa parte da glutamina vendida no Brasil é importada e seu custo calculado em dólar.
Como muitas outras coisa o Brasil não tem uma produção de qualidade da glutamina o que cria uma lacuna no mercado.
E uma dependência da importação da matéria prima a qual passa pelos processos de embalagem e armazenagem.
Onde no Brasil são os mais caros do planeta gerando um produto final caro, reduzido e com acesso restrito.
A glutamina é examinada a décadas por pesquisadores tantos ligados a area esportiva como na geriatrica e hospitalar.
Na esportiva devido o aminoácido ter uma forte capacidade de recuperar a força energia e hipertrofia isso meso 3em1.
Na Área geriátrica é recomenda para combater a distrofia muscular comum em pessoas de idade mais avançada.
Na área hospitalar é muito comum o uso da glutamina em alimentação via tubo para preservar a imunidade do paciente.
Então note a importância da mesma pois quando se estar mau precisa da glutamina quando quer ir bem no esporte também.
E quando os problemas da idade vem chegando também se recomendam glutamina isso a coloca como a super estar dos aminoácidos.
Porem não tão famosa quanto seus primos mais famosos os bcaa justamente pelo apelo comercial devido o bcaa ser mais barato.
As proteins são as principais fontes da mesma em especial de origem animal como ovos, frango, carne e aleite são os mais ricos.
O país que mais vende, fabrica e exporta suplementos de glutamina atualmente é os Estados Unidos, Alemanha e China.
Suas apresentações a venda estão varias em cápsulas e pó de 300 a 500g por embalagem com rendimento de até 2 meses de uso.

O que é glutamina ?

A glutamina é um aminoácido o qual participa diretamente da formação do blocos de proteínas (super importante)
Seis níveis estão ligados a um maior ou melhor manutenção da muscular com ramificações sobre o cérebro e sistema imune.
As concentrações desse aminoácido no corpo parece definir a forma como os músculos reagem aos exercícios literalmente.
A glutamina tem uma incrível capacidade de aumentar a retenção de glicogênio muscular e criar uma melhor centelha ao ATP.
Isso mesmo as moléculas de energia que explodem no interior as células dependem dessa carga de energia retida nos músculos.
Então se temos pouca carga menos "fogo" energia obvio porem a glutamina muda o jogo gerando uma maior energia com a mesma carga.
Ela apenas cria uma melhor capacitação do fluxo de energia para os músculos porem sua açanã mais extraordinária é no pós treino.
Onde o corpo em que que desespero em busca de se manter "vivo" busca repor os aminoácidos que foram reduzidos no estresse "treino"
Quando a glutamina entra neste momento ela cria um maior e mais rápido processo atuando quase que igual um anabólico porem natural.
Por décadas esses aminoácido é utilizado pelos mais conceituados bodybuildings desde Arnold até os atuais campeões usam glutamina.
No inicio apenas eles conheciam o poder "magico" da glutamina e o uso da mesma era quase que como um segredo estratégico.
Seu mecanismo de ação mais analisado é o de elevar rapidamente os níveis do nitrogênio muscular e bloquear o catabolismo.
Porem acha-se também que como o HMB ela pode ser uma estimulante natural do Mtor o gene que controla o crescimento muscular.
Através do aumento da capacidade da sintetização das proteínas ai estar o grande segredo e chave para o crescimento muscular.
Os fisiculturistas quando usam o anabólico é justamente buscando esse poder mesmo que artificialmente de sintetizar mais proteína.
Pois bem a glutamina parece fazer isso muito bem e de forma natural sem efeitos colaterais e sem colocar a vida em risco.
Existem dois tipos de glutamina a pura e derivada das proteínas por exemplo a whey contem um aparte de glutamina naturalmente.
Alguns fabricantes nacionais as vezes ofertam um tipo de proteína concentrada como albumina e whey como glutamina :(
Porem a glutamina pura e isolada seria a mais a adequada para reposição ideal seja para manutenção ou crescimento muscular.
Lembrando que o excesso de glutamina não é bom devido a mesma ser consumida com atenção ou de acordo com orientação profissional.
Isso não quer dizer qua a glutamina seja toxica ou tem efeitos colaterais porem apenas para não exagerar achando que assim vai ser melhor.
Os resultados da suplementação de glutamina são percebidos normalmente após uma semana de uso sendo notável de imediato.
Melhoras na força, redução da fadiga e melhor aproveitamento do treinamento ou seja você treina mais tempo e mans intenso.
Há relatos que apontam que a glutamina pode ser uma amiga na diminuição do risco de estriamentos muscular por desgates excessivo.
Quando os níveis de energia em um determinado grupo muscular como plano B o corpo tende a exigir reforçar de grupos axilares.
Se esses grupos não estiverem preparados para aquela carga "surpresa" pedido ajuda ocorre a lesão pelo esforço repetitivo e sobre-carga.
Porem com a musculatura mais firme e abastecida essa probabilidade tendem a reduzir ou seja glutamina é a gasolina dos músculos.

Para que serve a glutamina ?

No primeiro tópico demos visão resumida sobre para que serve e quais areas atua a glutamina e como pode perceber é bastante ampla.
Desde de marombas querendo ficar fortes até idosos querendo uma melhor massa muscular ou até o doente no hospital precisando reagir.
É um produto de tamanha importância que sem dúvida mereceria algum tipo de subsidio e isenção de imposto para maior produção e acesso.
É um tipo de complemento de benefício global o qual ajuda bastante a forma como o corpo reage ao estresse catabólico.
Esse estresse em pessoas saudáveis é induzidos pelo treinamento nas pessoas com patologias pelo problema e nos mais velhos pela idade.
Esse processo catabolico o qual agente a luz amarela na perda muscular pode chegar na luz vermelha atacando a imunidade.
Por isso que um dos principais sintomas do overtraining é como se fosse de uma gripe, caniçada, mole fadigado e até doer de cabeça.
Isso em um jovem é suportável porem em uma pessoa com condição de saúde debilitada ou mais velho pode ser fatal.
E para fretar, reduzir e combater esse ataca catabolismo a solução natural nº 1 recomendada por vários especialistas é glutamina.
A terapia ortomolecular foi uma das pioneira no uso de glutamina para reforçar as defensa imunológica e defenda o consumo de 5g ao dia.
Enquanto a medicina convencional só defendia o uso da glutamina em pessoas com quadros graves de desnutrição ou imunidade.
A ortomolecular já pregava o uso regular mesmo você estando saudável porem como uma possível medida preventiva natural complementar.
Já os os fisiculturistas adoram a glutamina pois torna a vida deles mais fáceis eles são construtores de músculos.
Treinam e se alimentam para construir e desenvolver novas fibras muscular e ficar claro cada vês maior e mais definido.
Porem como todos os mortais eles também a depender do perfil tem um taxa catabólica alguns mais e outros menos é variável.
Vence a corrida com menos esforço quem conseguir reduzir mais essa taxa pois vai manter e construir mais facilmente os músculos.
E para ajudar a equilibrar esse processo de destruição e construção (catabolismo) e (anabolismo) a glutamina faz todo o diferencial.
Pois ela consegue ativar uma maior resposta construtora enquanto acalma o metabolismo gerando energia aos músculos mais rapidamente.
Ou seja o corpo não chega nem a acender a luz amarela pois a glutamina funciona como uma espécie de escudo informado que estar tudo ok.
Com isso o ataque destruidor do catabolismo é reduzido criando um melhor ambiente para crescimento, performance e resposta imunológica positiva.
Então se você deseja proteger seus sacrificados músculos conseguidos com seus árduos treinos suplemento um pouco de glutamina.

Como a glutamina ajuda no crescimento muscular ?

A capacidade do seu corpo quebrar a proteína em aminoácidos e transforma-los em matéria prima para construção muscular.
É variada e pode ser reduzida se você não tem uma boa ingestão de aminoácidos via alimentação em especial a glutamina.
A glutamina ajuda nesse processo e há algumas frentes que defenda que a glutamina pode reduzir alguns genes que iniba o crescimento.
A miostatina por exemplo é um dos que controla a taxa de crescimento muscular quando esse crescimento é aumentado ou "desbloqueado"
O corpo tende a buscar mais energia para suprir essa demanda e processo com isso vem a definição pois as gorduras são utilizadas.
Por isso não é de se estranhar de pessoas que usam glutamina alegarem se sentir mais magra com boa proteção contra o acumulo de gordura.
Essa teoria vem desse fator de aumento do anabolismo ou seja crescimento muscular e síntese das proteínas e também do HGh.
Isso mesmo o hormônio do crescimento é estimulado mais facilmente quando a glutamina estar mais ambulante na dieta.
Não sendo atoa que 99% dos suplementos de HGh contem em suas formulas algum tipo de glutamina o hgh como todos sabem.
É um dos importantes hormônios ligados a reconstrução e aumento da síntese da proteínas incluindo o colágeno que forma pele e tecidos.
A estimulação do hgh pela glutamina é outro fato que a coloca na lista de super aminoácido devido sua atividade indireta hormonal.
Construir músculos a depender do seu tipo fisico, dedicação e dieta pode ser uma tarefa um tanto complicada.
A qual requer tempo, disciplina e foco porem já comprovado na historia da humanidade que não é impossível, todos podem.
Atualmente existem as informações e suplementos como a glutamina que podem servir como facilitadores metabólicos.
Ou seja é algo quase que um alimento que vai deixar seu treino mais eficiente, inteligente e produtivo em todos os níveis.
O efeito moral que a construção muscular promove é o que mais meche com a maioria das pessoas seria isso impressão ou algo real?
Segundo pesquisas é real pois o treinamento eleva os níveis de neurotransmissor como dopamina e endorfina ligados a alegrei e bem-estar.
E quando se cosntroi músculos você não os que perder e para mante-lo uma parte do acordo com você mesmo é o treinamento.
Isso vira um ciclo de da boa forma pois você vai sempre estar querendo treinar para manter a árdua conquista em dia.
E dentro desse jogo de treino, crescimento e manutenção a glutamina atua como uma chave mestre entre você e seus músculos.

Qual a diferença entre glutamina e bcaa ?

Os bcaa são a combinação dos três aminoácidos essenciais os quais segundo pesquisas trabalhem melhor em conjunto
Os aminoácidos são leucina, valina, isoleucina, de maneira similar a glutamina eles ajudam na recuperação e construção muscular.
Porem a glutamina parece ser mais potente a nível de restauração e hipertrofia não desmerecendo os BCAA mais a glutamina é mais potente.
A nível de recuperação e reconstrução ficando um pouco atras do bcaa a nível de desempenho e performance as pesquisas feitas com ambos.
Mostram que os bcaa tem uma incrível capacidade de aumentar a performance do treinamento enquanto a glutamina é incrível para recuperar.
Porem são 3 contra 1 a glutamina é apenas 1 amino mais para sua missão e função faz o trabalho completo de forma muito eficaz.
Também como o bcaa a glutamina é obtida boa parte de proteína animais isso mostra um pouco da nossa evolução.
Onde cientistas dizem que começamos a pensar melhor e ficar em pé após conseguirmos abater prezas de maior tamanho e comermos mais carne.
Estaria esse mecanismo de evolução ainda ativo ? E seria os aminoácidos como bcaa e glutamina a chave para continuarmos evoluindo ?
Achamos que sim e não é atoa que estudiosos da nutrição esportiva concordam na reposição obrigatórias desses aminoácidos se estiver treinando.
A pesar de serem três aminoácidos diferentes o bcaa são mais facilmente encontrado e vendidos em lojas de suplementos que a glutamina.
E será que tomar bcaa com glutamina pode acelerar os resultados ? Sim e muito pois um reforça o que outro faz e trabalhem em sinergia.
É como duas formas de energia se convertendo em uma assim são os aminoácidos trabalhando em conjunto para acelerar o crescimento muscular.

Quais os principais alimentos fontes de glutamina ?

  • Ovos

Ja ouviu falar que um amigo querendo ficar forte estar comendo claras de ovos todo dia.
Pois é ele estar certo as claras são riquíssimas me glutamina e bcaa ambos essenciais ao crescimento muscular.
As proteínas dos são tão poderosas quanto as da carne ou whey protein e estão no centro da dieta de fisiculturistas.
O efeito incomodo da dieta rica em ovos é o excesso de gases e o sabor que se orna enjoativo com o tempo.
Porem se você estiver disposto e fazer um esforço maior para seu objetivo vale a penas no mínimo umas 5 claras ao dia.
Cada clara contem cerca de 5g de preteinas e uma quantidade dessa proteína é boa parte composta de bcaa e glutamina.
Alem disso são boas fontes de algumas vitaminas do complexo b como a riboflavina boa para energia e crescimento.

  • Leite

O leite é um ótima fonte do cálcio ideal para fortalecimento dos ossos e uma ótima fonte de proteínas.
O leito contem uma boa concentração de aminoácidos essenciais alem de importantes vitaminas para crescimento.
Como a vitamina b12 cada 100g de leite contem em média 3,4g de proteína de algo valor biológico
O leite é defendido por séculos como um alimento fortificante e essencial ao desenvolvimento.
Não sendo atoa que ao nascermos dependente do leite materno para um bom desenvolvendo de forma geral.
Também não é atoa que deriva dele a proteina mais famoso do mundo para crescimento e manutenção muscular.
Sem dúvida o leite é um super alimento o qual não pode ficar de for se você deseja músculos maiores e ossos fortes.

  • Frango

A proteína do frango é completa de aminoacidos essenciais alem de ser uma boa fonte de creatina também.
O peito de frango é a base alimentar der uma dieta voltada ao crescimento muscular.
E isso devido justamente devido o frango não só conter os bcaa mais também a preciosa glutamina.
Alem disso contem minerais como selênio e a vitaminas B6 a qual é importante para síntese dos aminoácidos.
E com um detalhe precioso sua caloria e indicie de gordura é baixíssimo em especial se for grelhado sem pele.
Ou seja é pura proteína de alta valor biológico de liberação lenta com aminoácidos anabólicos como bcaa e glutamina.
Sem dúvida o frango não ficar de fora da lista de alimentos para aumentar a massa muscular.

  • Carne

A carne vermelha estar entre as mais ricas proteínas sendo completa de vitaminas, minerais e aminoácidos.
E pesquisas sobre seus malefícios a níveis de colesterol ainda são temas de debates entre especialistas.
A carne vermelha não só é rica na glutamina como também em creatina e funciona como um alimento construtor.
Isso mesmo comer carne ajuda a construir tecidos, repor aminoácidos e ainda aumentar a força devido a creatina.
Sua forma mais saudável seria com baixa teor de gordura e consumida na forma grelhada sem nenhum tipo de óleo.
100g de carne possui cerca de 26g de proteína é num valor altissimo alem de considerar o valor biológico também alto.

Porque a glutamina é boa para o cérebro ?

O ácido ácido glutâmico é uma variável da glutamina o qual estar presente em boa parte do cérebro.
E parece ter influencia direta sobre o humor, estado de alerta e raciocínio atividades importantes ligados ao cérebro.
Não é atoa que a glutamina estar presente em quase todas as dietas para focadas na nutrição cerebral.
Essa atividade sobre o humor e alerta do ácido glutâmico pode ser um fator ligado a redução do cortisol "estresse"
O qual é em parte responsável por acelerar o catabolismo muscular o que abre janela de pesquisa nessa área.
Sobre como os aminoácidos influenciam os neurotransmissores e refletem nossa forma de se comportar e pensar.
Há quem diga que aos aminoácidos são como os músicos de uma orquestras regidos pelo sistema hormonal.
Quando ocorre uma redução de um desses músicos a orquestra desafina e a composição afetada negativamente.
Logo refletindo em possível distúrbios metabólicos e nutricionais que se refletem no bem-estar humor e estado mental.

Tomar Glutamina engorda ou ajuda a emagrecer ?

A glutamina estar longe de engordar ou passar peto dessa palavra, pelo contrario ajuda a emagrecer.
Ao manter o metabolismo "tranqüilo" a nível muscular ela informa ao cerebro que não precisa de fonte extra de energia.
Isso evita o acumulo desnecessário de gordura normalmente comum quando se estar cedendo massa muscular.
Pois o corpo na busca de poupar crias as reservas, no caso da glutamina ala ajuda fazer o inverso.
Ela ajuda o corpo a queimar as reservas através da maior demanda por retenção de energia "glicogênio" pelos músculos.
Sendo assim indiretamente a glutamina é uma aliada se você deseja de uma forma ou de outra baixar o percentual de gordura.
Um outro lado da moeda para se atentar é que se subir o peso na balança após tomar glutamina é massa magra.
Lembre-se que músculos também pesa a melhor de acompanhar isso é fazendo testes de IMC para avaliar sua evolução.

Como Tomar e qual a dosagem ideal de glutamina ?

A melatonina pode ser tomada em três horário oportunos pela manhã, logo após o treino e antes de dormir.
Tomar nesses três horários 5g em cada dosagem seria muito se você pesa menos de 100kg e não é profissional acompanhado.
Sendo assim uma dosagem de 5g logo após o treino já estaria de ótimo tamanho e nos dias que não treinar.
Uma dose de 5g antes de dormir para ajudar a liberar mais HGh e reduzir o catabolismo noturno.
A melhor forma de glutamina é a pura sem sabor em pó a qual pode ser consumida com água ou bebida de sua preferência.
Se desejar pode misturar com a whey protein e lembre-se de tomar logo após o treino imediatamente.
São minutos após o treino que abre-se uma importante janela metabólica a qual pode inibir os genes que bloqueia o crescimento.
Atualmente não há um consenso sobre tomar antes ou após a refeição você encaixar como melhor preferir.

Equipe América Vitaminas

Este artigo foi escrito por

Equipe América Vitaminas

A Equipe América Vitaminas é responsável por redigir os artigos do blog.

Gostou deste artigo? Leia mais em nosso blog ⟶

Comentários

Já possui uma conta? Clique aqui para fazer login

Avatar de Reusa
Reusa 04/02/2019

Amei!! Se realmente esse produto for bom , quanto vcs dizem, ....,

Ganhe R$10

Indique um amigo

Ganhe R$10 agora

Indique um amigo e lhe dê R$10 de desconto em seu primeiro pedido, e receba R$10 quando ele efetuar uma compra.

Por favor, digite o seu nome.

Compartilhe via email

O email será enviado de .

Por favor, digite um email válido

Assunto: Seu amigo lhe enviou uma excelente oferta na América Vitaminas